BEREMIZ, O HOMEM QUE CALCULAVA

“Beremiz, o Homem que Calculava” é uma adaptação muito livre, de Paula Sousa, do livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan, pseudónimo do professor Júlio Cesar de Mello e Souza, do Brasil. A Matemática está longe de estar entre as disciplinas preferidas dos alunos, em Portugal, em 2023, segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática, foi atirada para “mínimos históricos inexplicáveis”. Quer seja pelo seu conteúdo, muitas vezes abstrato, ou pelo bloqueio coletivo onde se gerou quase o consenso de que esta disciplina é difícil de aprender e a opção mais fácil é deixá-la de lado. Nos contos de “O Homem que Calculava” a matemática é elevada ao patamar lúdico das histórias para os mais novos, inserindo o cálculo de forma leve e prazerosa, intrigando-nos com as soluções encontradas por Beremiz Samir, um jovem viajante persa com grande aptidão para os cálculos matemáticos. No médio Oriente, num ambiente das “mil e uma noites”, Beremiz vai atravessar o deserto e viver muitas aventuras, deparando-se quase sempre com situações do quotidiano que envolvem sempre algum tipo de calculo matemático… e também vai descobrir o amor. “

OUTRAS PEÇAS EM CENA

A COMPANHIA – Lusíadas, o musical pimba

Uma companhia de teatro na bancarrota, decide levar à cena um musical, na tentativa de recuperar o público perdido.
O desafio: produzir «Lusíadas, o Musical” com temas de compositores incontornáveis tais como Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Amália Rodrigues, etc…
Com a aproximação da estreia a companhia dá uma estrondosa conferência de imprensa, divulgando que o maior Musical da História do Teatro Português já tem data marcada!
Mas o que à partida parecia um sucesso garantido, rapidamente se transforma num pesadelo confirmado.
Sem dinheiro para pagar os direitos de autor dos músicos pretendidos, a companhia vê-se obrigada a avançar com as únicas canções cuja licença de utilização pôde pagar: MÚSICAS PIMBA.
Como reage o elenco a esta mudança?
Será que todos sobrevivem aos ensaios?
Irão eles conseguir estrear o espetáculo?
O que dirá a crítica?
A Companhia é um espetáculo hilariante e imprevisível do princípio ao fim, com doses massivas de loucura e música contagiante.
Uma sátira aos meandros das companhias teatrais portuguesas, que lutam diariamente para sobreviver.

OUTRAS PEÇAS EM CIRCULAÇÃO

V MOSTRA DE TEATRO SÉNIOR DE SINTRA

Em 2024 terá lugar a 5ª Mostra de Teatro Sénior, criada pelo Teatroesfera em 2018 com a parceria da União das Freguesias de Massamá e Monte Abrão, tem o intuito de juntar grupos de teatro sénior do concelho de Sintra que entre setembro e maio preparam com todo o amor e empenho um espetáculo de qualidade profissional. Assim, o Teatroesfera oferece o seu espaço para acolher os grupos onde, familiares e amigos, têm a oportunidade de ver e aplaudir o trabalho exímio apresentado com todo o rigor.

A ESTREAR BREVEMENTE